CISPAR - Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba

Cispar é contemplado com recursos do MPMG para o desenvolvimento da Apicultura na região

Cispar é contemplado com recursos do MPMG para o desenvolvimento da Apicultura na região

Recursos somam mais de 3,5 milhões e beneficiarão cerca de 200 produtores rurais


O Projeto Apicultura Ecológica e Sustentável - Alto Paranaíba, apresentado pelo Cispar e desenvolvido pela Funjobi, é um dos contemplados com recursos do Ministério Público de Minas Gerais. Durante cerimônia realizada neste dia 21 de novembro, em Belo Horizonte, o presidente do consórcio intermunicipal, prefeito Rhenys Cambraia assinou o convênio que marca o início de um projeto que irá trazer mais desenvolvimento para a agricultura familiar na região.

Ao todo, oitenta e três projetos de relevância social, foram contemplados com recursos oriundos de ações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e de fundos da instituição. Os projetos contemplam diversas regiões do Estado e o valor repassado pelo MPMG chega próximo aos R$ 4 bilhões.

Para o Cispar, o recurso de mais de R$ 3,5 milhões será destinado ao treinamento e aquisição de equipamentos necessários para a atividade de apicultura. Em todo território do consórcio, serão duzentas famílias contempladas, após uma seleção feita pelos municípios participantes do projeto, priorizando pequenas propriedades.

Outra etapa do projeto será a implantação de agroindústrias em cidades estratégicas da região, onde será feito o beneficiamento do mel produzido nas fazendas, por meio da formação de cooperativas. Em outra frente, os produtores rurais serão capacitados para a comercialização de seus produtos no mercado.

Apto à certificação do mel produzido no Alto Paranaíba, o Cispar será um grande parceiro dos produtores rurais envolvidos, com a formalização e viabilização da comercialização de seus produtos em toda região.