CISPAR - Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Parnaiba

Unidade Castramóvel iniciará atividades no Distrito de Pindaíbas em Patos de Minas

Lançamento do serviço acontece no mês de setembro

Com objetivo de esclarecer a população sobre a atuação do Castramóvel, o Cispar participou da Tribuna Livre na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Patos de Minas. A unidade móvel de castração foi adquirida pelo Consórcio por meio de emenda parlamentar, para atender municípios consorciados, auxiliando nas ações de controle populacional de cães a gatos e na conscientização sobre guarda responsável.

O Secretário Executivo do consórcio, Pedro Rogério Pinheiro explanou aos vereadores sobre as atividades a serem desenvolvidas pelo serviço gratuito de castração de cães e gatos e informou que a primeira ação do Castramóvel será em Patos de Minas, no Distrito de Pindaíbas, onde os animais a serem castrados já foram cadastrados pelo município. Pedro Pinheiro explicou que, por enquanto, o serviço irá atender apenas os Distritos da zona rural, visto que Patos de Minas possui parcerias para realizar a castração de animais na zona urbana. Essa primeira ação está prevista para a primeira quinzena do mês de setembro.

São prioridades de atendimento da unidade Castramóvel, os animais de famílias de baixa renda inscritas em programas sociais e animais de rua triados pelas entidades de proteção. Após atender o público prioritário, o serviço será disponibilizado para a população em geral.

Em cada cidade, o serviço de castração será realizado de segunda a quinta-feira e nos finais de semana haverá veterinário de plantão para atender qualquer intercorrência com o animal castrado. Cabe a cada município atendido, realizar o cadastramento dos animais e a divulgação de datas e locais das ações.

Cerca de 18 municípios da região devem ser atendidos pelo serviço, observando a demanda e a existência de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) para realização de ações de proteção animal. O secretário executivo do Cispar, o veterinário, Pedro Pinheiro ressalta que além de promover o controle populacional, a castração previne doenças nos animais e a transmissão de zoonoses para humanos. Além disso, melhora comportamentos indesejados como, fugas dos pets.