CISPAR - Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Parnaiba

CISPAR participa de Fórum Regional de Consórcios Públicos promovido pela Associação Mineira de Municípios

Serviço de Inspeção Municipal foi um dos cases de sucesso apresentados durante o evento

O Cispar foi um dos consórcios parceiros na realização do Fórum Regional de Consórcios Públicos Finalitários e Multifinalitários, realizado neste dia 23 de agosto em São José da Lapa, região central do Estado. O evento realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), marcou o início das atividades da AMM Consórcios, nova frente da entidade, que busca o fortalecimento dos consórcios públicos municipais e a qualificação para os gestores e agentes envolvidos.

A formação de consórcios intermunicipais se tornou uma realidade imprescindível na gestão de municípios, sendo um excelente instrumento de viabilização de políticas públicas de forma cooperada. Minas Gerais hoje é o estado com maior número de consórcios intermunicipais, tanto finalísticos, quanto multifinalitários, com mais de 800 municípios consorciados, que correspondem a 93% dos 853 entes partícipes. Foi com intuito de atender essa nova realidade, que a AMM lançou a AMM Consórcios, nova frente da entidade que visa o fortalecimento dos consórcios públicos mineiros e capacitação de gestores e agente envolvidos.

O Fórum contou com rica uma programação, contemplando temas como, o “Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA)”, apresentado pelo Coordenador do SIM/CISPAR, Pedro Rogério Pinheiro. O CISPAR foi um dos consórcios pioneiros na implantação do SIM e hoje consegue ofertar um excelente serviço de certificação de agroindústrias de produtos de origem animal, abrangendo o Alto Paranaíba e municípios do Noroeste de Minas. Além da garantia de qualidade sanitária, o SIM promove a competitividade de produtos e novas oportunidades de mercado aos estabelecimentos registrados.

Outros temas apresentados foram: “A Importância da Governança para os Consórcios Públicos Municipais”, o “Novo Marco Legal dos Resíduos Sólidos”, “Consórcio Público como Instrumento de Descentralização de Políticas de Saúde e Contratações”, o “Papel dos consórcios nas compras públicas municipais” e o “Projeto de resíduos contratado pelo Cisrec”. Além do CISPAR, Fórum teve ainda a parceria dos consórcios, CISREC, CIMBAJE, COSECSMG e CISAJE, além da parceria da Confederação Nacional de Municípios (CNM).