Cispar recebe Título de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA)

evento foi realizado no último dia 26 de novembro

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), realizou nesta sexta-feira (26), na cidade de Iguatemi -MS, a entrega de Títulos de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) para oito consórcios públicos municipais, que obtiveram o reconhecimento de equivalência ao Sistema.  O Cispar foi um dos contemplados, e na oportunidade, esteve representado pelo seu presidente, prefeito Adílio Alex, e o Coordenador do Serviço de Inspeção Regional, Pedro Pinheiro.

Com o reconhecimento, os produtos de origem animal registrados pelos Serviços de Inspeção Municipal vinculados ao Cispar, podem ser comercializados em todo território nacional. A adesão destes consórcios beneficia as agroindústrias dos municípios do Alto Paranaíba que já aderiram ao projeto, além de outras cidades mineiras, do Mato Grosso do Sul, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná, que receberam o título.

O recebimento do título de adesão, representa uma grande conquista e um reconhecimento à equipe do CISPAR e do Serviço de Inspeção Regional, que participaram de diversas capacitações e seguiram todas as orientações do Ministério da Agricultura para adequação ao SISBI-POA, viabilizando o serviço sobretudo nos municípios menores. Além do papel de fiscalizar e certificar, o Serviço de Inspeção Regional tem uma importante atuação na orientação às pequenas agroindústrias, no sentido de boas práticas na fabricação e estratégias de comercialização e ampliação de oportunidades. No Alto Paranaíba, participam do consórcio do Serviço de Inspeção Regional, os seguintes municípios: Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, João Pinheiro, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, São Gotardo e Serra do Salitre.